top of page

Centro Cultural Arte em Construção

Em 2004, quando o Grupo chegou em Cidade Tiradentes, encontrou um galpão de 1600m2 localizado numa das principais vias de acesso do bairro, que estava praticamente em ruínas, havia passado por incêndios e depredações, não tinha instalação elétrica, hidráulica, piso, banheiro, nem janelas. Ali instalou sua sede. Por estar distante mais de 40 quilômetros do centro da cidade e para potencializar suas ações junto à comunidade, os integrantes do grupo decidiram residir no bairro. Na revitalização do local, mais de cinco toneladas de entulho foram retiradas. As atividades foram iniciadas com a estrutura básica necessária, chão quebrado, sem água e energia elétrica. E o nome “Arte em Construção” foi criado simbolizando a construção física de um espaço voltado para a Arte e a construção de uma linguagem teatral que expressa e dialoga profundamente com a comunidade. 

Em sua trajetória no bairro revitalizou o espaço com recursos próprios e por meio de parcerias de iniciativa pública e privada, estruturando um espaço cultural e comunitário com uma área de convivência e prática de circo, um ateliê de figurino, um estúdio de multimídia, três salas de aula e uso compartilhado para coletivos do bairro, uma área de comunicação comunitária, um teatro com capacidade para 140 pessoas (o teatro “Ventre de Lona”), equipado com poltronas e cortinas de ótima qualidade, equipamento de luz e som, rampa de acesso para cadeirantes e espaço reservado para deficientes na plateia, além de contar com equipamentos necessários para garantir a segurança e a acessibilidade dos mais variados públicos. O espaço também abriga a “Biblioteca Comunitária Milton José Assumpção”, assim nomeada em homenagem ao morador do bairro, o Sr. Milton, que era ator, dramaturgo e diretor teatral.  A biblioteca possui um amplo acervo de mais de dez mil livros, inclusive a obra literária do Sr. Milton, e três mil usuários cadastrados.

Com uma diversidade de ações totalmente gratuitas, que incluem uma programação cultural mensal, o CCAC se configura como um importante polo cultural na cidade de São Paulo que recebe não só atrações culturais de coletivos do bairro, mas outros locais do Brasil e do Mundo, beneficiando mais de 20.000 pessoas anualmente. 

Além de projetos e ações socioculturais, o CCAC é a sede do trabalho artístico do grupo fundador: Pombas Urbanas. O espaço também é cedido para a realização do trabalho de outros artistas e coletivos do bairro de Cidade Tiradentes. Sendo atualmente utilizado pelos coletivos: Grupo Pombas Urbanas, Circo Teatro Palombar, Cia dos Tortos, 

Considerando as frequentes ações que são desenvolvidas no espaço, anualmente são realizadas em média mais de 40 apresentações de espetáculos, 10 oficinas culturais e 10 eventos comunitários. Nos últimos dois anos, mesmo diante da pandemia e fechamento temporário dos espaços culturais no Estado de São Paulo, o Centro Cultural Arte Em Construção continuou oferecendo atividades para a comunidade em ambiente virtual. 

Assim, neste período realizou a transmissão de 17 apresentações de espetáculos, 15 oficinas artísticas online, promoveu a leitura virtual de mais de 40 livros infantis através das redes sociais da Biblioteca Milton José Assumpção, realizou rodas de conversa virtual com lideranças comunitárias, garantiu o uso do espaço para o trabalho administrativo e armazenamento de cenários e figurinos de 6 coletivos artísticos. E cedeu o espaço do Teatro Ventre de Lona para a gravação de espetáculos, de 5 outros grupos que também tiveram que se adaptar para manter seus projetos artísticos, e gravação de cenas de artistas inscritos em festivais e saraus online, que foram transmitidos durante este período. 

BHZ_9032.jpeg
BHZ_8917.jpeg
BHZ_9302.jpeg
BHZ_8988.jpeg
bottom of page